07/11/2017 / por GLAUCO MALTA

FOTOS: Michael Paz / BMoov

Os shows de abertura da noite ficaram por conta da banda Vera Loca que iniciou sua apresentação  as 19:00 horas animando a galera com suas músicas já conhecidas do grande público gaúcho; na sequência e pontualmente as 20:00 hs a banda californiana “The Interrupters” sobe ao palco com seu “Ska Punk” vigoroso, energético e que vai direto ao ponto que botou a galera pra cima; é uma banda que merece voltar ao Brasil para apresentar um show completo.
O Green Day fez no Anfiteatro Beira-Rio a última apresentação no Brasil da “Revolution Radio Tour”, que ainda segue para Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México; tendo tocado anteriormente no Rio de janeiro, São Paulo e Curitiba.
Quando os playbacks de “Bohemian Rhapsody” do Queen e “Blitzkrieg Bop” dos Ramones rolou nos PA's e o mascote “Drunk Bunny” surgiu no palco jogando coelhinhos de pelúcia cor-de-rosa para o público a agitação tomou conta de todo o Anfiteatro porque na sequencia viria o Green Day.
Sete anos após sua última passagem por Porto Alegre os californianos sobem ao palco do Anfiteatro Beira Rio para alegria dos fãs presentes e abrem o show com a energia lá em cima com “Know Your Enemy” e logo na primeira música chamam um fã da platéia para subir ao palco e cantar com o vocalista, sinal de que a noite prometia.
A belíssima produção de palco contou com “cortinas” no fundo que foram mudando com o decorrer do show, muita pirotecnia com diversas explosões e labaredas enormes de fogo surgiu em vários locais do palco em diversos momentos.
O vocalista “Billie Joe” com seus 45 anos de idade esbanjou energia e vitalidade durante todo o show, parecia estar na tour do primeiro disco “Dookie” lançado em 1994, realmente uma performance invejável de um artista que sabe o que faz em cima do palco e tem total domínio da plateia, com certeza toda essa energia contagiou a todos os presentes.
Diversas bandeiras foram lançadas ao palco com dizeres políticos como “Fora Temer”, “No Trump”, e com isso o discurso político afiado de “Billie Joe” se fez presente contra o presidente americano e também contra o fascismo, racismo, homofobia, o que fez o público em gritar palavras de ordem contra o atual presidente do Brasil.
Um dos grandes momentos do show ficou por conta do momento em que o vocalista chamou uma fã ao palco para tocar guitarra e ele assumindo os vocais, a garota mandou bem e mo final ainda ganhou a guitarra de presente para ela.
Contando com três ótimos músicos de apoio o som das músicas ao vivo ganharam mais “corpo, intensidade e peso”, inclusive as músicas do álbum mais recente “Revolution Radio” soam muito melhores ao vivo.
O “Green Day” encerrou o show (impecável em todos os quesitos), com duas músicas acústicas apenas com o vocalista ao violão no palco, para muitos que ao ler esta resenha podem achar ruim um final mais “digamos” light depois de uma verdadeira avalanche sonora, mas devo dizer que não, pelo contrário; foi um final épico com todo o Anfiteatro Beira Rio cantando em uníssono com  Billie Joe.
Só para registro, ao final do show enquanto a banda se despedia do público presente o baterista “Tré Cool” volta a sua bateria e retira um prato de ataque da estante e volta a beira do palco, aponta o dedo para uma pessoa na grade e pede ao segurança que entregue o mesmo para aquela figura sortuda.
O Green Day superou todas as expectativas neste show, você pode até não ser fã dos caras e não curtir muito o som, mas os caras ao vivo não decepcionam e a entrega deles no palco é contagiante.
Que eles não demorem mais sete anos para retornar ao Brasil.

SET LIST
Intro
Bohemian Rhapsody (Queen)
Blitzkrieg Bop (Ramones)
Zarathustra
1 – Know Your Enemy
2 – Bang Bang
3 – Revolution Radio
4 – Holiday
5 – Letterbomb
6 – Boulevard Of Broken Dreamns
7 – Longview
8 – Youngblood
9 – 2000 Light Years Away
10 – Armatage Shanks
11 – J.A.R. (Jason Andrew Relva)
12 – F.O.D.
13 – Scattered
14 – Hitchin' a Ride
15 – Waiting
16 – When I Come Around
17 – She
18 – Minority (Apresentação da Banda)
19 – Are We The Waiting
20 – St. Jimmy
21 – Knowledge (Operation Ive Cover)
22 – Basket Case
23 – King For a Day (Banda Fantasiada – Sax Solo “Garota de Ipanema”)
24 – Medley: Showt/Always Look On Tje Bright Side Of Life/Break On Through (To The Other Side)/I Cant Get No (Satisfaction)/Hey Jude
Músicas de: Isley Brothers, Monty Pythom, The Doors, The Rolling Stones, The Beatles)

25 -Still Breathing
26 – Forever Now

1º BIS
27 – American Idiot
28 – Jesus Of Suburbia

2º BIS
29 – 21 Guns (Acústica)
30 – Good Riddance (Time Of Your Life) - (Acústica)